Exposição fotográfica “A Força Dela” revela protagonismo feminino em imagens feitas por Ricardo Martins

Renomado fotógrafo da natureza percorreu regiões rurais e costeiras do Estado de S. Paulo e retratou mulheres em preto e branco; mostra inédita chega a dois shoppings de Campinas

Mulheres protagonistas que garantem o sustento de suas famílias e de comunidades em regiões rurais e costeiras do Estado de São Paulo são as personagens da exposição inédita “A Força Dela”, do fotógrafo Ricardo Martins, que chega a Campinas no próximo dia 1º de abril. Apresentada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a mostra conta com 50 imagens em preto e branco e é patrocinada pela empresa Kimberly-Clark, com recursos do PROAC (Programa de Ação Cultural).

Reconhecido por seus trabalhos relacionados à natureza, Martins dedicou-se a fotografar as mulheres durante suas expedições, desenvolvendo seu novo projeto que discute o empoderamento feminino, a interdependência das pessoas e o envolvimento e liderança das mulheres na cultura de diferentes comunidades.

“Durante as minhas expedições me deparei com mulheres que me chamaram a atenção pela sua força. Daí surgiu a exposição, sempre com a parceria de empresas que, assim como eu, sabem da importância de um projeto que mostra respeito e admiração a todas as mulheres”, afirma Martins.

O fotógrafo fará, em cada shopping, um bate-papo com o público para explicar o processo fotográfico e contar as histórias das mulheres retratadas. A mostra abre dia 1º de abril no Campinas Shopping e vai até dia 10. Depois, segue para o Parque D. Pedro Shopping entre os dias 15 e 24 de abril.

Autor de onze livros, que incluem a obra “A Riqueza de um Vale”, vencedor do Prêmio Jabuti 2012, e jornalista de formação, o fotógrafo já realizou exposições fotográficas no Brasil e no mundo. Ele explica que as mulheres o inspiraram a mostrar, por meio da fotografia, a fortaleza que existe em cada uma.

 

Sobre a empresa

A Kimberly-Clark é uma empresa norte-americana com 41 mil funcionários trabalhando em mais de 300 locais em 66 países diferentes em todo o mundo. No Brasil oferece aos consumidores uma linha completa de produtos de higiene pessoal, cuidado infantil e de proteção feminina através das marcas Neve, Scott, Kleenex, Huggies, TMJ (Turma da Monica Jovem), Intimus e Plenitud. Também atua no segmento institucional por meio da K-C Professional que oferece soluções de higiene e segurança para bares, restaurantes, indústrias e empresas que prestam serviços ao público em geral. A Kimberly-Clark Foundation concentra seus esforços de responsabilidade social em investimentos sociais e comunitários que aumentam o acesso a saneamento, ajudam crianças a se desenvolverem e capacitam mulheres e meninas.

 

Serviço

Exposição fotográfica “A Força Dela”

. Local: Campinas Shopping – Piso Térreo, próximo a loja Baby Calçados- R. Jacy Teixeira de Camargo, 940 – Jardim do Lago, Campinas
. Data e horário: 01 a 10 de abril, diariamente, das 12h às 16h e das 17h às 21h
. No dia 02 de abril, às 15h, no local da exposição, o fotógrafo Ricardo Martins fará um bate papo informal com o público de aproximadamente 45 minutos.

. Local: Parque D. Pedro Shopping – Entrada das Flores, próximo a Zara – Avenida Guilherme Campos, 500, Jd. Sta. Genebra, Campinas
. Data e horário: de 15 a 24 de abril, diariamente, das 12h às 16h e das 17h às 21h
. No dia 18 de abril, às 19h, o fotógrafo Ricardo Martins fará um bate papo informal com o público de aproximadamente 45 minutos.