Projeto doa pequenas bibliotecas para instituições públicas do Norte fluminense

“Baú de Histórias” incentiva leitura e atividades culturais mesmo com distanciamento social e planeja oficinas de contação de histórias para o fim da pandemia.

Entre os dias 15 e 22 de março, instituições infantis e escolas da rede pública de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana receberam o projeto cultural “Baú de histórias”. Só nesta ação, a previsão é de que cerca de 2500 crianças fluminenses matriculadas na rede pública possam ser beneficiadas.

As pequenas bibliotecas são instaladas nas instituições para uso permanente das crianças e dos educadores e contam com um acervo de livros infantis, títulos em braile, fantoches, brinquedos educativos e materiais pedagógicos. Mesmo com a pandemia de Covid-19, os materiais poderão ser utilizados por professoras, professores e educadores na preparação de atividades pedagógicas. No fim da pandemia, as instituições receberão oficinas de contação de histórias.

O projeto é uma realização da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, por meio da Lei de incentivo à Cultura, com o patrocínio da Ferroport e produção da Incentivar. A ação de entrega foi feita respeitando todas as medidas de segurança e o protocolo sanitário de prevenção e controle da pandemia de Covid-19, sem a presença da comunidade escolar.

“É com grande honra e privilegio que recebemos o Baú, e as contações de histórias, como um presente que vem fomentar nossa educação infantil e plantar a semente em nossos alunos da rede municipal de São João da Barra…” Diz Solange da Silva, Diretora – C.M.E Nossa Senhora Aparecida

“Um projeto Maravilhoso, que traz escritores locais, que vai fortalecer muito o nosso programa de leitura, com certeza o baú vai plantar uma semente, e que estamos semeando o futuro de nossas crianças…” Diz Daniel Damasceno, Secretário de Educação e Cultura

“Com muita alegria a Casa Francisco Lamego, agradece a Ferroport por nos proporcionar um sonho, uma sala de leitura equipada para nossas crianças, onde através da leitura irão desenvolver a imaginação, criatividade e ampliar o conhecimento. Nós temos sempre que incentivar o hábito de leitura das crianças, o material escolhido é enriquecedor só temos a agradecer…” Diz, Neiva – Diretora da Casa Francisco Lamego.

 

 

Veja as instituições que receberam o “Baú de Histórias” na região do Norte fluminense:

  • C.M.E. Marcos Medeiros Valiengo – São João da Barra
  • C.M. João Rodrigues Pinto – São João da Barra
  • C.M. Saul de Oliveira da Silva – São João da Barra
  • C.M.E. Nossa Senhora Aparecida – São João da Barra
  • C.M.E. Aldair Coutinho Machado – São João da Barra
  • E.E.E. Manoel Luiz Nogueira – São João da Barra
  • C.M. Maria Alaíde do Espirito Santo – São João da Barra
  • C.M. Floriano Siqueira – São João da Barra
  • C.M. Maria da Conceição dos Santos Campos – São João da Barra
  • Lar Fabiano de Cristo – Casa Francisco Lamego – Campos dos Goytacazes
  • E.M. Laudelina da Silva Moreira – São Francisco de Itabapoana
  • E.M. Manoel Azeredo – São Francisco de Itabapoana