Escolas de São Paulo recebem brinquedotecas e contação de histórias para crianças

Projeto “Vem Brincar” leva brinquedos educativos e livros infantis para crianças de escolas públicas do município.

O Projeto “Vem Brincar” realiza a entrega de estruturas de brinquedotecas e oficinas de contação de histórias em São Paulo. As oficinas têm o intuito de despertar nos alunos o hábito pela leitura. Os locais e horários podem ser encontrados abaixo.

Em cada escola, será construído um cenário com elementos de uma biblioteca, que terá os objetos que saem da imaginação dos personagens e ajudam na contação da história.

Segundo dados da 5ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, de 2020, no sudeste apenas 42% da população é leitora. O incentivo da leitura desde a infância é importante para que o cenário da leitura no Brasil prospere.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Vem Brincar” tem a produção da Faço Arth Produções, apoio SSP e Altia e com patrocínio da Blue Cycle e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Blue Cycle. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.