Projeto “Trânsito do Bem e o Apito Mágico” chega a São Francisco de Itabapoana e São João da Barra (RJ)

A peça infantil apresenta o tema segurança no trânsito, e se apresenta em escolas das cidades.

A peça teatral infantil “Trânsito do Bem e o Apito Mágico” chega à São Francisco de Itabapoana e São João da Barra (RJ), com seis apresentações. A peça irá abordar temas como segurança no trânsito, sinalização, respeito ao próximo, inclusão social e cidadania. A peça é gratuita e aberta ao público. Os horários e endereços estão listados abaixo.

A peça conta a história de Jorge Pardal, um guarda de trânsito que cuida do principal cruzamento da sua cidade. Um dia, JP, como é conhecido, tem um ataque nervoso e desmaia por causa dos erros cometidos pelas pessoas que passam por ali. Nesse momento, ele se torna amigo da pomba Columba e, juntos, eles conseguem ensinar a todos que no trânsito deve haver respeito, amor e paz.

Durante a peça, as crianças serão convidadas a subir ao palco para participar das atividades ao lado dos atores.

Segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), em 2022 foram registrados 979.878 acidentes de trânsito. Ações como a peça “Trânsito do Bem e o Apito Mágico”, atuam para que a conscientização sobre a segurança de trânsito e o número de acidentes de trânsito possam diminuir.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Trânsito do Bem e o Apito Mágico” é uma realização do Ministério da Cultura com produção da Clauvi Produções, apoio da Incentivar e da Sancell, e patrocínio da Ferroport.

Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Ferroport . Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.