“Fábrica de Teatro” entrega acervo cultural em escolas de Santos/SP

Com realização de intervenções teatrais para incentivar a prática, as estruturas serão entregues em Santos/SP

O projeto “Fábrica de Teatro” chega às escolas de Santos (SP). Várias escolas irão receber estruturas de um armário com um acervo cultural na área das artes cênicas, e contarão com uma intervenção teatral para estimular as crianças a utilizar o armário e praticar as artes cênicas.

A intervenção conta a história de dois amigos que começam a conversar, pois já estão cansados de ficar o dia todo jogando no celular e vendo redes sociais. O grande sonho deles é embarcar em grandes aventuras e conhecer piratas, fadas, princesas, animais falantes e muito mais.

Nesse momento de tédio, um deles resolve abrir um armário antigo que era da avó, e dentro encontra todos seus sonhos reunidos. O jovem convida seu amigo a embarcar nessa aventura e desbravar reinos com as fantasias e objetos encontrados. Juntos, eles se vestem de diversos personagens, contam muitas histórias e descobrem que o que estão fazendo é arte. Encenando, os amigos mostram que o teatro é capaz de tudo, basta ter imaginação.

Dentro do armário, as crianças poderão encontrar figurinos e adereços para estimular a imaginação e o trabalho em equipe e, além disso, as incentiva a terem maior contato com o universo das artes cênicas.

A prática teatral na infância ajuda no desenvolvimento da criatividade, melhora a dicção, auxilia na desinibição, estimula a memória e a concentração e pode ser uma ótima maneira de entreter e divertir as crianças.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Fábrica de Teatro” tem a produção da Faço Arth, apoio da Vida Flat e com patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP) e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

É a primeira vez que a intervenção teatral será apresentada no município. “Apoiar este projeto é fortalecer a relação porto-cidade e acreditar na cultura como vetor de desenvolvimento e alavancagem de uma comunidade e região. É uma forma de contribuir para que mais crianças e jovens de Escolas Públicas, vivenciem o potencial transformador da arte”, afirma Claudio Oliveira, diretor Comercial e Marketing da BTP.

Sobre a Brasil Terminal Portuário: Em operação desde 2013, a BTP – terminal privado de uso público – se consolidou como o maior terminal de contêineres da América do Sul. Localizada no Porto de Santos, a Empresa foi responsável pela remediação de um dos maiores passivos ambientais do País e, atualmente, possui capacidade de movimentação anual de 1,5 milhão de TEU. Com 1.108 metros de cais, preparado para receber três navios da new panamax class simultaneamente, o terminal atende embarcações com rotas para todos os continentes, além de serviços de cabotagem e feeder. Joint-venture entre a Terminal Investment Limited e a APM Terminals, a BTP detém as certificações internacionais OEA (Operador Econômico Autorizado), ISO 9001:2015 (Qualidade), ISO 14001:2015 (Meio Ambiente) e ISO 45001:2018 (Segurança e Saúde Ocupacional).

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela BTP. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.